terça-feira, 3 de setembro de 2013

CENTENAS DE JOVENS DE BITUPITÁ COGITAM EM FAZER PROTESTO CONTRA A INSTALAÇÃO DE USINAS EÓLICAS NA PRAIA



                           A famosa praia de Bitupitá está para receber a instalação de usinas eólicas na região de dunas imóveis entre a comunidade de curimãs e a praia do Arrombado, um dos pontos mais belo da região, onde a natureza reina na maior tranqüilidade e equilíbrio. Com medo de se deixar perder esse brilho na região, centenas de jovens se mobilizam nas redes sociais contra o projeto e talvez saia nas ruas e no local onde possivelmente haverá a instalação em protesto, levando o exemplo as dos jovens da cidade de Flecheiras no Ceará.
                           No inicio do ano passado (2012) centenas de jovens da cidade de Flecheiras aqui no Ceará, saíram nas ruas em protesto contra a instalação de usinas eólicas nas dunas, mobilizando a cidade inteira e comunidades vizinhas. Chegaram a ate parceria com órgãos ambientais para defender um dos mais belos cartões postal da cidade. Jovens de todas as idades se deslocaram ate o ponto de instalação do projeto da usinas, com faixas contra a obra, que causariam um enorme impacto ambiental na região. Relatam os jovens, “nos não somos contra a energia eólica, e sim contra ao local que querem instalar” e “A luta pela preservação de nossas dunas e ecossistema costeiro, não é um  fato isolado, e a cada dia novas comunidades ecoam seus gritos e se juntam nesse movimento popular a favor da vida e natureza”. Exemplos como esses que muito jovens de Bitupitá estão tentando adotar para tentar impedir essas instalações.



                            O que impede dos jovens tomarem essa atitude de imediato, é uma pessoas que possa liderar o bando, e agir imediatamente, antes que o projeto se concretize. Digamos que 80% dos jovens de Bitupitá estão mobilizados a fazer protesto a favor da natureza, onde muitos lançam convites nas redes sociais para lutar juntos nesse movimento em prol do bem da comunidade que 90% da renda, dependem da pesca que pode ser uma das mais prejudicadas com a instalação da usina.

6 comentários:

  1. Meus queridos, lutem, não permitam que esta usina destrua o que para vocês é sagrado e realmente essencial. Em Camocim, na Praia do Xavier, a comunidade foi pegue de surpresa e sofreu literalmente na pele as consequências deste empreendimento que é desrespeitoso e excludente.
    Posso disponibilizar um vídeo e alguns contatos de pessoas que passaram por este calvário. Existem experiencias de resistência em vários lugares no nosso ceará.
    (88) 92606882
    Abraço!
    Jardel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jardel tem como mandar pro meu gmail alguns videos?

      Excluir
  2. Não deixa barato não tem que ir pra rua e fazer valer o que a gente quer

    ResponderExcluir
  3. Bom, primeiramente um projeto de instalação de ENERGIA EÓLICA, nao estará degradando TANTO o MEIO AMBIENTE, como muitas pessoas daí fazem e sim é uma forma bem mais facil de se adquirir energia, pois a forma tradicional que é atraves de água se torna bem mais cara e ainda usa água (que está ficando escassa a cada ano). Segundo, é que áreas tropicais de praias os ventos são fortes e constantes, é ótimo para a produção dessa energia! Então pessoal antes de fazerem prostestos, saibam primeiramente o o tal objetivo, se o objetivo de vcs é PRESERVAR O MEIO AMBIENTE, então comecem ZELANDO pela BELA PRAIA que vcs tem, pois já visitei o local e pude observar bastante LIXO, então, comecem primeiro vcs preservando a praia, NAO POLUINDO-A !!

    ResponderExcluir
  4. QUAL FOI A VANTAGEM QUE "PRAIA FORMOSA" TEVE E LUIS CORREIA NO PIAUI ALEN DESSAS TORRES ENORMES NA PRAIA? A JA SEI ENERGIA MAIS BARATA!! PORRA NENHUMA!!!

    ResponderExcluir
  5. A questa da juventude não esta em economizar na conta de luz, e sim manter nosso eco sistema em equilíbrio, preservando nossas belezas naturais sem que seja interferida com projetos que só irá beneficiar os empresários. queremos continua o direito de desfruta de todo nosso litoral, sem privações.

    ResponderExcluir