domingo, 4 de agosto de 2013

VENTOS FORTES NA PRAIA DE BITUPITÁ ATRAEM AMADORES DO ESPORTE KITESURF


               Ventos fortes na tarde de hoje na praia de Bitupitá atrai amadores do esporte aquático Kitesurf, com suas manobras radicais, levando curiosos há apreciar esse belíssimo esporte no finalzinho da tarde de hoje. Esse esporte até 2005 era desconhecido pelo a população da comunidade, que vieram conhecer o esporte através de uma competição que houve no final do mesmo ano, com inicio em Jericoacoara-CE até a praia de Luiz correia-PI com uma parada na praia de Bitupitá.
                O Kitesurf, kiteboarding ou mesmo flysurf é um esporte aquático que utiliza uma pipa (também conhecida como papagaio) e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés. A pessoa, com a pipa presa à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue-se escolher o trajeto e realizar saltos incríveis. Este esporte, relativamente recente, encontra-se de momento com grande popularidade e uma prática crescente no Brasil, em Portugal e no mundo. O equipamento que é usado para prender o surfista em sua cintura é chamado de "trapézio", é como um cinturão que também é preso no "chicken loop", o qual faz parte da barra que também é ligada ao kite por meio de suas linhas.
               
                O kitesurf foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux, mas apenas atingiu alguma popularidade em meados da década de 1990O nome resulta da junção de duas palavras inglesas: "Kite", que significa pipa (papagaio em Portugal) e "Surf", do verbo inglês "to surf", que significa "navegar".
                Segundo informações existe uma possibilidade de abrirem uma escola de Kitesurf para jovens carentes em Bitupitá, mais sem data determinada, devido a falta de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário